No dia que eu souber que o Aurélio seja corrupto eu vou embora de Teresina!

Silvio, que quando prefeito, teve a iniciativa da lei que gerou a parceria, disse que a Orquestra Sinfônica de Teresina abarca 140 músicos, já o Balé da Cidade tem 63 membros, e eles ensinam a 1.945 alunos.

 Imagem de reprodução Silvio Mendes. Arquivo Cidade Verde.

O ex-prefito de Teresina, Silvio Mendes, em entrevista ao Jornal da Jockey FM desta sexta(14) de maio, explicou de forma detalhada como funciona(funcionava) a parceria da Prefeitura de Teresina com as entidades culturais que tiveram seus contratos suspensos pelo poder público municial.


Incialmente, Silvio, que quando prefeito, teve a iniciativa da lei que gerou a parceria, disse que a Orquestra Sinfônica de Teresina abarca 140 músicos, já o Balé da Cidade tem 63 membros, e eles ensinam a 1.945 alunos.Eles também, além de fazer a execução de toda a cultura musical, também tem escola pra 1940 alunos da rede pública de ensino de Teresina.


Quando indagado, sobre a atitude de Robert Rios, que veio alterar a forma de pagamento dos contratos, Silvio Mendes foi enfático ao dizer que o vice-prefeito, se referiu de forma grosseira e injusta, dizendo que iria acabar com a picaretagem e os atravessadores da área cultural de Teresina, e que a esposa do presidente era a contadora da Orquestra Sinfônica e ganhava 3 vezes o que o secretário de finanças ganhava.
O ex-prefeito, saiu em defesa das entidades ao afirmar ainda que, a contadora não é esposa do Aurélio Melo(do Maestro!).Silvio disse que o Aurélio é solteiro e um grande músico.Sobre acabar a picaretagem e atravessador, o presidente que é o Aurélio Melo, não me consta que ele seja, nem picareta, e muito menos corrupto. Porque no dia que eu souber que o Aurélio seja corrupto eu vou embora de Teresina. Porque aí a gente não tem mais razão de morar em uma cidade cheia de corruptos, e o Aurélio não é.

 

Segue ainda mais trechos da copilação da fala do ex-prefeito Silvio Mendes à rádio Jockey nesta sexta(14):

 

O ex-prefeito Silvio Mendes, disse que a Orquestra Sinfônica de Teresina abarca 140 músicos, o Balé da Cidade tem 63 membros, e eles ensinam a 1.945 alunos.Eles também, além de fazer a execução de toda a cultura musical, também tem escola pra 1940 alunos da rede pública de ensino de Teresina.


O vice-prefeito, se referiu de forma grosseira e injusta, dizendo que iria acabar com a picaretagem e os atravessadores da área cultural de Teresina, e que a esposa do presidente era a contadora da Orquestra Sinfônica e ganhava 3 vezes o que o secretário de finanças ganhava.


Então, veja bem...a contadora não é esposa do Aurélio Melo(do Maestro!).O Aurélio é solteiro e um grande músico.Acabar picaretagem e atravessador, o presidente que é o Aurélio Melo, não me consta que ele seja, nem picareta, e muito menos corrupto. Porque no dia que eu souber que o Aurélio seja corrupto eu vou embora de Teresina. Porque aí a gente não tem mais razão de morar em uma cidade cheia de corruptos, e o Aurélio não é.


O Aurélio Ganha R$ 4.882,00 pra ser maestro, presidente da Fundação da orquestra e gestor do Palácio da Musica.Só que ele não é o administrador a dar a ultima palavra. A Orquestra Sinfônica, ela é legal, através de uma lei que nós fizemos em 2008, aprovada pela Câmara municipal, mas ela se submete a um conselho de administração formada por dois membros do poder público municipal, por tanto da Prefeitura,dois membros da sociedade civil eleitos, um representante da ordem dos músicos do Brasil, um representante do Sindicato dos músicos do estado do Piauí, e escolhidos por assembléia geral.


Então esse conselho tem nomes da expressão cultural do Piauí, do tipo da expressão da professora Cecília Mendes( que não é minha parente), do advogado e professor da universidade Marcelino Leal e outros igualmente dignos.
Então, esse são os membros que na verdade decidem todas as questões da área do palácio da música que na verdade foram feitas por mim, na nossa administração.
Então, nós fizemos, com recurso da prefeitura, o palácio da música, onde hoje eles trabalham e matem escola e o ensino. Específicamente a Orquestra Sinfônica é uma pessoa jurídica,legalmente constituída.Ela é uma organização social.E pode através dela, e só através dela, ter uma relação de trabalho com esses 140 músicos.


A Orquestra só tem 55 músicos, todos teresinenses.Todos moram na periferia da cidade.Desses  55(músicos), 20 foram formados pela própria Orquestra.Então, é um universo grande de pessoas.Importante para Teresina.Porque faz parte da cultura da cidade, e a cultura é memória de um povo.  
 

Fotos relacionadas

Mais de Teresina