Governador inaugura Polo da UAPI em Joca Marques e autoriza obras do PRÓ Piauí

 

O governador Wellington Dias e a Comitiva do PRÓ Piauí estiveram nesta sexta-feira (08), no município de Joca Marques onde inauguraram as instalações do Polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e autorizaram diversas obras para cidade nas áreas de educação, mobilidade urbana, agricultura familiar e assistência social.

Na oportunidade da inauguração do Polo da UAPI, o governador aproveitou para conversar com alguns estudantes e professores do curso de Administração que já estava em funcionamento no município e que devem se formar o ano que vem.

“Fiz um desafio para que possam elaborar um projeto de empreendedorismo para que a gente possa apoiar com um outro programa, que é o de estimulo ao empreendedorismo, inclusive, junto com a nossa Agencia de Fomento e pode alcançar bons resultados na geração de emprego e renda”, comentou Wellington Dias.

De acordo com o aluno da UAPI, Antônio Jerre, o curso tem acrescentado muito em sua vida pessoal e profissional e destacou que com as instalações do novo Polo da UAPI, a tendência é melhorar ainda mais para ele e para os outros jovens não só de Joca Marques, mas de toda a região.

“Todos os alunos estão muito contentes com essa inauguração. Quando iniciamos o curso a gente tinha ideia de que era empreendedorismo, mas depois o mundo se abre em um leque de ideias e você vai colocando na prática aquilo que vem tentando a sua vida toda. É se organizar, é agregar os valores de despesas de uma empresa. Somos gratos ao governador por nos proporcionar um polo tão estratégico em uma região rica que possui diversas matérias primas para investir”, disse.

Para a estudante Luzia Carvalho, a instalação do Polo no Munícipio vai facilitar ainda mais o acesso dos alunos. “Estou gostando muito do curso. A modalidade EAD é bastante proveitosa, não só para mim, mas para os jovens das cidades vizinhas. Temos aproveitado muito o conteúdo, porque apesar da modalidade é uma educação muito ampla, traz muito conhecimento. Inclusive eu já consegui me organizar financeiramente depois que iniciei o curso”, comenta.

O secretário de Fazenda e coordenador do PRÓ Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a Uapi é um projeto idealizado pelo governador Wellington Dias e que é uma prioridade do Governo. “Por que universaliza o ensino superior para os 224 municípios e permite que o cidadão não precise sair de Joca Marques para fazer um curso superior. Aqui temos uma turma no quinto período de Administração e para que possam empreender eles vão poder contar com crédito da Piauí Fomento para financiar”, destacou Fonteles.

Educação

Ainda na área da educação o governador Wellington Dias autorizou a reforma geral da Unidade Escolar Leda Napoleão ; a abertura de turmas do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no PROEducação e fez a entrega simbólica de tablets que serão entregues aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Agricultura

Na área da agricultura, o governador autorizou a aquisição de um trator para o apoio aos agricultores do município. Já na área da assistência social, Dias autorizou à Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) a realizar a busca ativa para o cartão Pro-social que acolhe as famílias mais pobres e que estejam fora de outros programas sociais.

Mobilidade urbana

Na área da mobilidade urbana, o governador autorizou a recuperação da estrada vicinal que compreende o trecho da sede do munícipio de Joca Marques à Sede do munícipio de Luzilândia totalizando 5, 95 km no valor de R$ 300.840, 17 (Trezentos mil oito centos e quarenta reais e dezessete centavos); o asfaltamento e calçamento em paralelepípedo de diversas ruas e avenidas da área urbana; obras de mobilidade urbana no povoado Carnaubinha, a recuperação da estrada vicinal do Povoado Piquizeiro.

 

Mais de Geral