PPP Piauí Conectado e Uespi dão início ao curso Princípios de Comunicação

 

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a PPP Piauí Conectado, deu início ao curso Princípios de Comunicação. Voltado para estudantes e profissionais da área de Engenharia, o curso tem como objetivo ampliar a compreensão em relação às telecomunicações e suas aplicações nos dias atuais.

Este é o segundo curso realizado pelo Programa de Extensão Formação em Tecnologias e Sistema de Telecomunicações, em colaboração com a Piauí Conectado. Edson Ribeiro, diretor da Globaltask, empresa controladora da Piauí Conectado, participou da aula inaugural e reforçou a importância desta oportunidade de aprendizagem. “Para mim é uma alegria poder oferecer, por meio da Piauí Conectado, em parceria com a Uespi e com os nossos principais fornecedores, essa oportunidade de aprendizagem. É muito importante para o empresário receber esse profissional na sua empresa que tenha, no mínimo, uma prática aliada ao conhecimento teórico que vai ser repassada aos alunos. Parabenizo especialmente a Uespi pela excelente iniciativa de unir a academia com a iniciativa privada”, destaca.

Por meio de convênio assinado entre a Piauí Conectado e a Uespi, serão ofertados 10 cursos de extensão. O professor Antônio Cebalho, responsável por ministrar as aulas, explica que o objetivo é capacitar os alunos para atuarem na área de telecomunicação. “Queremos capacitar os alunos para terem carga horária e conteúdo que atendam ao artigo 9° do Crea, que atribui ao profissional de Engenharia Elétrica a competência de poder exercer a função de engenheiro de telecomunicação e engenheiro eletrônico”, informa o instrutor, que também é diretor de Projetos e Tecnologia da Globaltask.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Elétrica da Uespi, Juan Aguiar, a iniciativa surgiu da necessidade de mão de obra especializada na área de telecomunicações no Piauí. “Nós precisávamos realmente ter uma capacitação de mão de obra especializada. Esse programa de extensão veio para atender uma demanda de mercado e ao mesmo tempo vem para socializar a tecnologia. Que é o que estamos precisando. E para isso, é uma honra contar com parceiros como a Piauí Conectado”, afirma o docente.

A Piauí Conectado também alinhou parcerias com fornecedores importantes para dar suporte aos cursos oferecidos na universidade. Um deles é a ZTE, multinacional chinesa líder global no fornecimento de soluções de rede e equipamentos de telecomunicações. A empresa irá colaborar com a doação de equipamentos, estruturação e formação da academia, além de treinamentos de suporte para os laboratórios de rede e GPON. “O mercado demanda demais desses profissionais. Então, todos que estão tendo a oportunidade de estudar telecomunicações, com certeza, vão sair com muitas empresas querendo contratar”, acrescenta Diego Valeriano, representante da ZTE/Multilaser.

Para a coordenadora da Academia Cisco da Piauí Conectado, Charlene Queiroz, a mudança vem por meio da educação e inclusão digital. “É muito gratificante ver esse trabalho gerando frutos. Os alunos dos cursos de extensão terão a oportunidade de lidar com tudo o que uma grande empresa de telecom possui”, afirma.

O curso Princípios de Comunicação tem carga-horária de 60 horas e contará com cinco módulos, que vão abordar sobre o conceito e as aplicações das telecomunicações, os componentes de um Sistema de Telecomunicações (fonte, receptor, meio de transmissão e suas respectivas funções), os tipos de fontes/receptores e Sistemas de Telecomunicações práticos, o conceito de onda eletromagnética e comprimento de ondas e faixas de frequências e suas aplicações (VHF, UHF, Microondas), dentre outras importantes abordagens.

 

Mais de Geral