Egressos da UESPI levam a pesquisa além da graduação

A Universidade Estadual do Piauí atua há 35 anos na formação acadêmica e na capacitação profissional. O progresso dos ex-alunos da instituição reflete o nível de aprendizado e a qualidade do ensino ofertado nos cursos de graduação da Nossa UESPI.

 

A visibilidade alcançada pelos egressos da universidade é resultado de um esforço coletivo desempenhado durante a graduação. Através da participação em programas de extensão, pesquisa e ensino, os acadêmicos saem aptos para exercitar suas funções e continuar obtendo formação especializada.

 

Gabriel Rocha concluiu o curso de História em 2020 e, no ano seguinte, já ingressou no Mestrado de História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí. Enquanto aluno na UESPI, participou durante dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e também na organização de simpósios.

 

Egresso do curso de História da Nossa UESPI

 

No PIBIC, o jovem estudante pesquisava sobre Os fatores socioculturais relacionados à trajetória da hanseníase em Teresina. Tal temática também é objeto de estudo na pós-graduação na UFPI. Para ele, a Iniciação Científica foi imprescindível para o ingresso no mestrado.

 

“O PIBIC me possibilitou ter as primeiras experiências em pesquisas científicas, como por exemplo na coleta e análise de dados, escrita de artigos e capítulos de livros. Somado também aos eventos em que pude participar como ouvinte e organizador. Sem dúvidas, tudo isso me ajudou a passar na seleção do Mestrado logo após a graduação”, destacou o historiador.

 

Pesquisa & Prática

 

O egresso Faynyson Hadamys é recém-formado no curso de Engenharia Agronômica da UESPI, campus Torquato Neto. No início do mês de novembro desse ano, o ex-aluno foi contemplado no Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura.

 

O programa para o qual Faynyson foi selecionado tem como principal objetivo inserir agrônomos recém-formados nas fazendas com atividades de agricultura e pecuária em pequena, média e grande escala. “Esse programa vai suprir a carência de profissionais na área e alavancar o agronegócio da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), juntando a academia aos produtores”, pontuou o egresso.

 

Faynyson ingressou na UESPI em 2016

 

Ele ainda complementa dizendo que a formação na Universidade estadual do Piauí, através dos professores, foi o principal pilar para que pudesse obter destacar entre os demais candidatos, inclusive pela desenvoltura na entrevista para a seleção. Durante 03 anos da graduação, Faynyson Hadamys participou do PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU), além de um estágio na capital.

Envolvimento com atividades acadêmicas

Também do curso de Agronomia, a egressa Maria Eduarda Valentim, do campus Alexandre Alves de Oliveira, conseguiu aprovação no mestrado em Entomologia Agrícola da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Na graduação, Maria Eduarda apresentou trabalho em congresso no Rio Grande do Sul

 

“Durante a graduação trabalhei em dois projetos PIBIC. O primeiro desenvolvi na Embrapa Meio-Norte, na área de Entomologia e o segundo desenvolvi na UESPI, na área de Fitopatologia. Também fiz parte do Centro Acadêmico e da Empresa Júnior de agronomia (Ejagro). Além disso participei de vários congressos, apresentando trabalhos e auxiliando na organização”, explicou a mestranda sobre sua trajetória.

 

Para a estudante de Pedagogia no campus de Oeiras, Letícia Souza, a aprovação no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) aconteceu ainda durante o último semestre da graduação. Desde o início do curso a discente atua nos programas de pesquisa e extensão.

 

“Em 2016, fui convidada a compor o Nelicult – Núcleo de Estudos em Literatura e Cultura da UESPI, do professor Dr. Harlon Homem. No ano seguinte, fui uma das fundadoras do Diretório Central dos Estudantes – DCE Possidônio Queiroz/UESPI. Também fui bolsista do PIBID em 2018,  participei do PIBIC em 2019 e em 2020 atuei no PIBEU”, detalhou Letícia sobre algumas ações que realizou durante a graduação.

 

Letícia Souza, estudante de Pedagogia no campus de Oeiras

 

 

CCOM

Mais de Geral